Login Espanha Portugal

se nos abraçarmos o futuro é nosso somos diferentes, mas somos irmãos gémeos portugal e espanha a uma só voz serão respeitados portugal e espanha têm riqueza comum para gerir juntos descobrimos o mundo

Actualidade


Cinco anos de sonho.

Cinco anos de sonho.

 

6 de Fevereiro de 2012 foi a data em que este movimento cívico foi apresentado à sociedade, através deste meio que é a internet. Desde então e depois de:



Depois disto tudo aconteceu: Nem sempre fomos mencionados de forma exacta, mas, o essencial está feito.



Organizámos de forma sistemática:

Assinámos Protocolos de cooperação e Amizade com Organizações tão dispares como:

Fizemos palestras e conferências, ex: ISCTE, 11 de Novembro de 2014.



Fizemos protestos públicos, ex: Protesto contra a venda da PT, local DataCenter Covilhã, dia 22 de Fevereiro de 2015.



Fomos abordados por partidos Políticos Portugueses e Espanhóis, aos quais expusemos o nosso projecto.



E muitas outras diligências e actos isolados que, apesar de tudo, contribuiram para o que somos hoje. Em boa verdade, este projecto deu mais contributo e visibilidade pública ao Iberismo responsável e justo que 100 anos de Iberismo clássico.




Um dos nossos primeiros objectivos sempre foi fundar uma organização irmã do mPI em Espanha. Depois de muitas reuniões de coordenação entre os responsáveis do mPI e os, hoje, responsáveis do Íber e depois de um trabalho fenomenal, exigente e exaustivo, o Partido Ibérico Íber foi legalizado em Espanha como partido político Nacional. Esta vitória foi possível graças à genialidade de um grupo liderado por um dos pais da democracia em Espanha; Casimiro Sánchez Calderón. A formalização da legalização do Íber foi através do ofício n.º 1307 de 17 de Dezembro de 2014, do Ministério do Interior de Espanha.



No último encontro formal entre o Íber e o mPI elevámos este projecto ao nível global aprovando e rubricando a "Declaração de Lisboa". Este documento pretende fazer com que todos os países de expressão Ibérica façam parte de uma Irmandade que tenha como única razão de ser o bem comum e a valorização da pessoa como elemento central na sociedade.  



Defendemos um modelo de governação Ibérico partilhado, onde um modelo confederativo de países independentes e soberanos, projectem e implementem políticas onde as opções tenham denominadores comuns a solidariedade, justiça e a exigência. Não desvirtuaremos estes princípios, nem mudaremos os pilares deste projecto; a sociedade Ibérica é que decidirá a longevidade desta nova Epopeia Ibérica.


 

Fonte: mPI - 19/04/24


« Voltar

 


 

Bem-vindos ao nosso site

O mPI é um movimento com vista a romper com o sistema instituído, de forma a dar início a uma nova era de esperança e prosperidade em Portugal e Espanha.

Continuar a ler »
Movimento Partido Ibérico
na Imprensa

Inquérito

Portugal e Espanha devem definir políticas comuns?




Inquéritos Anteriores »

2012 © Movimento Partido Ibérico
desenvolvido por: dbest-design