Login Espanha Portugal

se nos abraçarmos o futuro é nosso somos diferentes, mas somos irmãos gémeos portugal e espanha a uma só voz serão respeitados portugal e espanha têm riqueza comum para gerir juntos descobrimos o mundo

Actualidade


Solidariedade territorial

Solidariedade territorial

 

Há uns meses atrás foi noticiado em vários órgãos de comunicação social que Espanha vai levar o comboio de alta velocidade a Puebla de Sanábria e consequentemente a 47 km de Bragança. Certamente não será uma ligação altamente rentável, mas, será uma ligação pela dignidade dos que estão longe e esquecidos fora dos grandes círculos urbanos. Isto é, a coesão territorial e social é uma função primordial dos estados; a redistribuição de riqueza é uma obrigação moral dos estados.

Como se pode adivinhar, não são os impostos recolhidos naquela zona pobre de Espanha que financiam este dispendioso projecto, são os impostos recolhidos nas zonas mais afortunadas que o permitem fazer. Este tipo de actuação é o que se espera das sociedades evoluídas do sec XXI a solidariedade territorial tem de estar por cima das lutas de capoeiras e egocentrismos medievais.

Sim, do lado Português da península Ibérica, dizemos obrigado aos Madrilenos, aos Catalães, aos Bascos, aos Navarros, aos Valencianos, aos Aragoneses e em geral aos mais afortunados que de forma indirecta também vêm beneficiar uma zona, também, muito desprezada de Portugal: o nordeste transmontano.

Por outro lado temos a certeza que os, Madrilenos, aos Catalães, os Bascos, os Navarros, os Valencianos, os Aragoneses, etc, que contribuem para esta obra,  e são homens e mulheres de boa vontade, sentem-se orgulhosos e felizes por poder dar um pouco mais de felicidade e qualidade de vida aos que mais precisam.

Saber mais em http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/comboio-de-alta-velocidade-chega-a-braganca-no-natal-de-2018

 

Fonte: Jornal de Negócios - 25/06/19


« Voltar

 


 

Bem-vindos ao nosso site

O mPI é um movimento com vista a romper com o sistema instituído, de forma a dar início a uma nova era de esperança e prosperidade em Portugal e Espanha.

Continuar a ler »
Movimento Partido Ibérico
na Imprensa

Inquérito

Portugal e Espanha devem definir políticas comuns?




Inquéritos Anteriores »

2012 © Movimento Partido Ibérico
desenvolvido por: dbest-design