Login Espanha Portugal

se nos abraçarmos o futuro é nosso somos diferentes, mas somos irmãos gémeos portugal e espanha a uma só voz serão respeitados portugal e espanha têm riqueza comum para gerir juntos descobrimos o mundo

Actualidade


O 5 de Outubro em Portugal.

O 5 de Outubro em Portugal.

 

 A implantação da República Portuguesa foi o resultado de uma revolução organizada pelo Partido Republicano Português, iniciada no dia 2 de Outubro e vitoriosa na madrugada do dia 5 de Outubro de 1910, destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal.

De facto, alguns Portugueses decidiram que o regime monárquico não servia para Portugal e que a república era a solução. Contudo, o que realmente faz a diferença são as pessoas, as opções e as prioridades na condução de um país. Hoje, na península Ibérica,  a validade de actos unilaterais e exercícios consultivos a populações, por si só, pretende-se que sejam vinculativos. Nem sempre foi assim, no caso de Portugal, em 1910 proclamou-se a república pela voz de alguns e não se questionou a vontade e a validade da opinião popular.

Na base da proclamação da república estiveram argumentos, supostamente, patrióticos como por exemplo, o enorme incómodo pela proclamação da independência do Brasil. Hoje, quem defende acerrimamente a república na nossa amada península Ibérica, são também, os anti-imperialistas, justamente, o oposto das razões que levaram à implantação da república em Portugal, enfim... mesmo que muitas vezes se pareça com uma `república das bananas´. 

 

Fonte: mPI - 21/10/17


« Voltar

 


 

Bem-vindos ao nosso site

O mPI é um movimento com vista a romper com o sistema instituído, de forma a dar início a uma nova era de esperança e prosperidade em Portugal e Espanha.

Continuar a ler »
Movimento Partido Ibérico
na Imprensa

Inquérito

Portugal e Espanha devem definir políticas comuns?




Inquéritos Anteriores »

2012 © Movimento Partido Ibérico
desenvolvido por: dbest-design