Login Espanha Portugal

se nos abraçarmos o futuro é nosso somos diferentes, mas somos irmãos gémeos portugal e espanha a uma só voz serão respeitados portugal e espanha têm riqueza comum para gerir juntos descobrimos o mundo

Actualidade


Reclamamos justia, rigor e responsabilidade

Reclamamos justiça, rigor e responsabilidade

 

Acabaria hoje o prazo para se cumprir o disposto no Dec. Lei 10/2018 (Limpeza e acondicionamento florestal em torno a aglomerados populacionais), mas, o prazo foi, hoje, estendido até Junho, alegadamente por falta de tempo e condições. Só por esse facto conclui-se que os executivos, ultimamente, estão completamente desfasados da realidade e da sociedade.

Por outro lado, esta azafama que se tem vivido em torno desta lei mais não é que o `tapar o sol com a peneira´ e esconder o que realmente importa. Mais não é que uma distracção para o povo, para manter as atenções viradas para a lei: cortar mato, cortar árvores, desbastar árvores, coimas, notificações autárquicas aos proprietários, facturas das autarquias aos proprietários. Todo este alvoroço debaixo de um cronómetro que o estado impõe sobre os ombros cansados dos habitantes rurais. Dói muito que, esquemas para sacar dinheiro do Orçamento de Estado, só em 2018, assassinem 115 pessoas e depois o Estado cai, principalmente, sobre as populações, enormemente flageladas pelo abandono e esquecimento sistemático e constante, que resistem no interior; imputa-lhes o ónus da culpa, dos Incêndios que sabiamente têm sido ateados pelos interesses, estes estrategicamente fora do ónus da culpa.
 

Para o mPI e para o Íber esta como outras questões têm de ser tratadas do ponto de vista Ibérico porque o clima não conhece fronteiras, a ocupação florestal autóctone não conhece fronteiras e a Máfia também não conhece fronteiras. Aquando da Cimeira Luso-Espanhola de 2017 no conjunto de medidas que apresentámos figuram, sobre esta matéria, as medidas 43, 44, 55 e 66 que, respectivamente são: Harmonização de política e legislação ambiental, Promover o mapeamento e estudo das debilidades da flora e fauna Ibéricas, Unificação da proteção civil e Protocolo único e expedito para mobilizar meios de proteção civil, entre outras que, sem dúvida, mitigariam este estado deplorável de coisas.
 

Para as populações, para além das soluções também é indispensável atribuir responsabilidades, encontrar e condenar os culpados materiais e morais da devastação de vidas e riqueza que aconteceu no Verão passado. Sim, queremos saber quem de forma organizada, consertada e cuidadosa perpetrou e planeou, quais as causas e interesses subjacentes;  reclamamos justiças, clareza, exigência e responsabilidade.

 

Fonte: mPI - 23/07/18


« Voltar

 


 

Bem-vindos ao nosso site

O mPI é um movimento com vista a romper com o sistema instituído, de forma a dar início a uma nova era de esperança e prosperidade em Portugal e Espanha.

Continuar a ler »
Movimento Partido Ibérico
na Imprensa

Inquérito

Portugal e Espanha devem definir políticas comuns?




Inquéritos Anteriores »

2012 © Movimento Partido Ibérico
desenvolvido por: dbest-design