1º de dezembro de 1640 assinala a aclamação de D. João IV como rei de Portugal consequência de um processo de descontentamento em relação à União Ibérica vigente desde 1580.
Hoje a 1 de dezembro de 2020 afirmamos que, em vez de: tantas esposas sem maridos, tantos filhos sem pais e tantos pais sem filhos, se o método do saneamento de divergências fosse o que D. João II de Portugal e Fernando II de Aragão utilizaram em 1494 com o tratado de Tordesillas, o resultado seria incomparavelmente mais vantajoso e ainda hoje estaríamos a beneficiar com isso.
De facto, nos dias que correm a cooperação Ibérica é mais necessária que nunca e cientes dos benefícios que isso pode trazer a todos os Ibéricos de boa vontade, está em curso um processo de entendimento ecuménico entre organismos que defendem o Iberismo para o secXXI. Assim, o mPI (movimento Partido Ibérico) o partido Ibérico Íber, a Plataforma Ibérica e outros que se irão somar, vamos eleger a cumplicidade, a cooperação e o diálogo para continuarmos a trabalhar de forma coordenada de modo a afirmar o Iberismo responsável como uma solução viável à governação da península Ibérica, bem como à criação da Iberofonia como uma irmandade solidária e global.
Fonte: mPI - 26/01/21
O mPI é um movimento com vista a romper com o sistema instituÃdo, de forma a dar inÃcio a uma nova era de esperança e prosperidade em Portugal e Espanha.
Continuar a ler »
2012 © Movimento Partido Ibérico
desenvolvido por: dbest-design