Login Espanha Portugal

se nos abraçarmos o futuro é nosso somos diferentes, mas somos irmãos gémeos portugal e espanha a uma só voz serão respeitados portugal e espanha têm riqueza comum para gerir juntos descobrimos o mundo

Actualidade


Etapa da volta a Portugal em Espanha

Etapa da volta a Portugal em Espanha

 

6 de agosto 2022 Hoje a Volta vai a Espanha. O Iberismo existe, está em crescimento e é institucional! Sim, por muito que alguns queiram difundir a ideia de que o Iberismo é tabu, utópico ou patético, hoje um facto incontornável é exatamente contrário, o Iberismo responsável está a acontecer. Atualmente, existem inúmeras evidências de que o projeto iniciado em 2012 por um punhado de visionários, mas, responsáveis com os pés bem assentes na terra, é um caminho viável e vantajoso para todos os Ibéricos de boa vontade. No momento que este texto está a ser escrito estão a decorrer os preparativos para a 2ª etapa de Volta a Portugal em bicicleta, etapa esta que se vai iniciar em Badajoz. Esta ideia foi difundida pelo mPI/Íber aquando da cimeira Luso-Esanhola de 2017 em Vila Real, cinco anos depois percebemos que, por este e outros inúmeros factos, este projeto mPI/Íber influencia a vida dos Ibéricos. Outro exemplo, é a luta titânica que a vereadora do Íber (Maria José Linde), na Câmara Municipal de Puertollano, está a travar para que haja a interligação das autoestradas A6 (Portugal) e A5 (Espanha) com a A41(Espanha) para depois ligar a Valência, optando por um percurso que beneficie as zonas mais necessitadas. Com esta interligação Lisboa e Valência ficariam interligadas por autoestrada beneficiando um traçado que traga vantagens a zonas desfavorecidas do sul-interior da península Ibérica, isto é Iberismo responsável, a coesão social e territorial é prioridade! Outro facto, também, de extrema importância é, por exemplo, a iniciativa cívica que tem vindo a crescer envolvendo pessoas outrora cooperantes com o projeto mPI/Íber, mas, que optaram por uma intervenção menos política e mais cívica tendo como base o Iberismo apresentado, por nós, à sociedade em 2012. Assim, com o envolvimento direto de Pablo Gonzalez Velasco e Pablo Castro Abad, editores principais da revista Trapézio, primeira publicação Iberófona que tem como objetivo levar o Iberismo do sec. XXI aos quatro ventos, está a ser concretizado na zona da raia Luso-Espanhola um projeto que a OEI (Organização de Estados Ibero-americanos) tem em funcionamento e que são as Escolas de Fronteira. Este é um projeto que envolve escolas e municípios dos lados da fronteira e visa o interconhecimento, a intercompreensão e aquisição de capacidades para a cooperação e a mútua entreajuda, com vista à prosperidade de zonas de baixa densidade, atualmente, desfavorecidas. Enfim, estamos para ficar, levamos o Iberismo responsável muito a sério porque temos a plena convicção que é uma solução viável para todos os Ibéricos.

 

Fonte: mPI / Íber - 19/04/24


« Voltar

 


 

Bem-vindos ao nosso site

O mPI é um movimento com vista a romper com o sistema instituído, de forma a dar início a uma nova era de esperança e prosperidade em Portugal e Espanha.

Continuar a ler »
Movimento Partido Ibérico
na Imprensa

Inquérito

Portugal e Espanha devem definir políticas comuns?




Inquéritos Anteriores »

2012 © Movimento Partido Ibérico
desenvolvido por: dbest-design