Login Espanha Portugal

se nos abraçarmos o futuro é nosso somos diferentes, mas somos irmãos gémeos portugal e espanha a uma só voz serão respeitados portugal e espanha têm riqueza comum para gerir juntos descobrimos o mundo

Actualidade


Covid, Eurovisões e Iberismo

Covid, Eurovisões e Iberismo

 

Hoje e desde um ano a esta parte o tema COVID19 é dominante em todas as áreas da informação quer sejam televisões, rádios, revistas, jornais ou redes sociais. Para além disso também é, seguramente, o tema dominante em todos os corredores do mundo do poder, quer seja finança, governos, credos religiosos, desporto, etc. Mas, a vida tem de continuar e é nesse sentido que o Iberismo responsável continua a trabalhar em prol dos Ibéricos de boa vontade.

 

Assim, para além dos organismos, com mais enfoque na ação política como sejam o Íber e o mPI ou aqueles que têm um enfoque mais de discussão cívica como sendo a Plataforma Civil Ibérica ou a Sociedade Iberista, existe uma publicação online que, para além da linha editorial que apresenta também, a nosso ver, faz um trabalho de verdadeiro serviço público: tem um programa de intercompreensão entre o Português e o Castelhano com aulas disponibilizadas via Youtube, à data de hoje 7 de março de 2021 vai na aula n.º 7. Por agora o tema é Português/Espanhol, mas, estamos em crer que o resto dos idiomas da península Ibérica serão somados à intercompreensão Ibérica. A publicação `El Trapezio´, hoje, contribui ativamente para um ganho civilizacional na nossa sociedade, a intercompreensão e o mútuo conhecimento; pilares basilares para uma relação Ibérica futura que pretendemos mais cúmplice e mais coordenada na, tão necessária, divulgação da cultura Ibérica em particular e da Iberofonia em geral.

 

Já o que não parece necessário é divulgação da Língua Portuguesa nem na Europa nem no mundo, a avaliar pela canção que irá representar Portugal na Eurovisão, cantada em Inglês e que, por sinal, é um excelente tema. `Love is in My side´ é interpretado pelos Black Mamba, tem uma magnífica melodia, um arranjo muito cuidado aliado a uma voz distinta e seguramente este ano trará um bom resultado de Roterdão. Já a canção que vai representar Espanha, é um tema cantado em Castelhano, também ela com uma grande interpretação e com um poema muito intenso e trará, igualmente um bom resultado. Assim, as prioridades de Portugal e Espanha não parecem coincidir já que Portugal optou por um tema mais nos padrões comerciais e Espanha optou por um tema mais autêntico do ponto de vista dos seus valores intrínsecos; nem sempre foi assim por exemplo, em 2016 Espanha também levou à Eurovisão um tema cantado em Inglês. Ou seja, a península Ibérica continua desalinhada para gaudio dos que sempre nos quiseram de costas voltadas. Aliás, imagine-se o que seria, em vez do Inglês, se Espanha levasse à Eurovisão um fado cantado em Português ou Portugal um flamenco cantado em castelhano, com certeza não haveria amanhã…

 

Assim, a vida vai correndo e depois desta maldita pandemia nos dar tréguas o Iberismo do sec XXI, nas suas mais diversas manifestações, vai regressar para continuar a fazer chegar aos Ibéricos de boa vontade um paradigma de solidariedade, exigência, justiça e prosperidade. 

 

Fonte: mPI - 07/05/21


« Voltar

 


 

Bem-vindos ao nosso site

O mPI é um movimento com vista a romper com o sistema instituído, de forma a dar início a uma nova era de esperança e prosperidade em Portugal e Espanha.

Continuar a ler »
Movimento Partido Ibérico
na Imprensa

Inquérito

Portugal e Espanha devem definir políticas comuns?




Inquéritos Anteriores »

2012 © Movimento Partido Ibérico
desenvolvido por: dbest-design