Login Espanha Portugal

se nos abraçarmos o futuro é nosso somos diferentes, mas somos irmãos gémeos portugal e espanha a uma só voz serão respeitados portugal e espanha têm riqueza comum para gerir juntos descobrimos o mundo

Actualidade


O legado de Aristides de Sousa Mendes merece mais!

O legado de Aristides de Sousa Mendes merece mais!

 

Recentemente o mPI visitou a casa de Aristides de Sousa Mendes em Cabanas de Viriato no Concelho de Carregal do Sal, Distrito de Viseu. Deparámo-nos com a propriedade fechada, ao que nos deslocámos à Junta de Freguesia a fim de saber como poderíamos visitar o seu interior.

Fomos recebidos de maneira majestosa tendo sido guiados pela propriedade e residência de Aristides de Sousa Mendes, onde nos foram explicadas as incidências que levaram ao presente mau estado interior da casa. Pela nossa parte, mais do que o porquê do atual estado da residência, queremos despertar as consciências por forma a que este lugar seja tratado e recuperado de forma condizente com a grandeza dos atos heroicos e abnegados dessa enorme pessoa, maior que o mundo, que foi Aristides de Sousa Mendes. Para o caso pouco importa se salvou um milhão, cem mil, dez mil ou cem pessoas, o que importa é que ignorou a tendência de época e escolheu salvar gente do jugo nazi e da morte certa.

Assim, o mPI vai diligenciar junto do Governo de Portugal, do Município de Carregal do Sal e da Junta de Freguesia de Cabanas de Viriato, de modo a que, entre todos, se consiga fazer com que a residência de Aristides de Sousa Mendes possa ser um lugar de  convergência, à escala mundial, altamente digno, com capacidade para acolher e mostrar tudo o inerente à sua pessoa, bem como, ao processo heroico de livrar da morte, milhares de refugiados do nazismo.  



 

Fonte: mPI - 09/12/21


« Voltar

 


 

Bem-vindos ao nosso site

O mPI é um movimento com vista a romper com o sistema instituído, de forma a dar início a uma nova era de esperança e prosperidade em Portugal e Espanha.

Continuar a ler »
Movimento Partido Ibérico
na Imprensa

Inquérito

Portugal e Espanha devem definir políticas comuns?




Inquéritos Anteriores »

2012 © Movimento Partido Ibérico
desenvolvido por: dbest-design