Login Espanha Portugal

se nos abraçarmos o futuro é nosso somos diferentes, mas somos irmãos gémeos portugal e espanha a uma só voz serão respeitados portugal e espanha têm riqueza comum para gerir juntos descobrimos o mundo

Actualidade


Manifesto - Tordesilhas, outubro 2012

Manifesto - Tordesilhas, outubro 2012

 

Em 7 de junho de 1494, em Tordesilhas, foi assinado um documento designado por Tratado de Tordesilhas, para nós o início do Iberismo e da Inteligência e o fim da lei da espada e da mentalidade obscurantista medievais, nas relações ibéricas.

Depois de ter sido fundado o movimento Partido Ibérico na primavera de 2012, foi decidido realizar a 1ª convenção. Também foi determinado que o local ideal para se redigir uma declaração de intenções sobre o nosso entendimento do Iberismo do sec XXI e do futuro das relações Ibéricas, seria Tordesilhas. Foi produzido e assinado um documento, à data, que configura as linhas mestras do desenho de uma sociedade para todos os Ibéricos de boa vontade. O documento pretendeu abranger o que considerámos serem os pilares mestres deste novo paradigma de governação, onde cabem, a título de exemplo, do ponto de vista Ibérico, princípios da coordenação e gestão eficaz: dos recursos naturais, da atividade financeira, da  possível autossuficiência alimentar, da zona económica exclusiva do nosso mar ou da nova relação constitucional das pessoas com o poder executivo ou legislativo, etc.

Volvidos nove anos, já aconteceram muitas coisas: O Iberismo surgiu no mundo académico, nasceram novos organismos Iberistas com diversos matizes no seu entendimento, influenciámos pontualmente opções e estratégias governamentais em Portugal e Espanha, elegemos vereadores municipais em Espanha, surgiram meios de comunicação social adstritos ao Iberismo, foram publicadas teses académicas e livros a respeito, realizaram-se um sem número de conferências, encontros, colóquios, reuniões etc. Enfim, nove anos com os pés bem assentes na terra, cheios de inovação e de adesão à realidade da sociedade Ibérica.

 

Fonte: mPI - 19/10/21


« Voltar

 


 

Bem-vindos ao nosso site

O mPI é um movimento com vista a romper com o sistema instituído, de forma a dar início a uma nova era de esperança e prosperidade em Portugal e Espanha.

Continuar a ler »
Movimento Partido Ibérico
na Imprensa

Inquérito

Portugal e Espanha devem definir políticas comuns?




Inquéritos Anteriores »

2012 © Movimento Partido Ibérico
desenvolvido por: dbest-design