Login Espanha Portugal

se nos abraçarmos o futuro é nosso somos diferentes, mas somos irmãos gémeos portugal e espanha a uma só voz serão respeitados portugal e espanha têm riqueza comum para gerir juntos descobrimos o mundo

Actualidade


Contributos nossos adotados na Cimeira Luso-Espanhola

Contributos nossos adotados na Cimeira Luso-Espanhola

 

Contributos do mPI e do Íber veem as suas propostas aceites na Última Cimeira Luso Espanhola. Os governos de Portugal e Espanha fizeram mais uma parte do caminho rumo ao Iberismo do sec.XXI. Os governos Ibéricos assinaram oito novos acordos de cooperação em diversas áreas, algumas lidam diretamente com a vida das pessoas; finalmente as medidas começam a deixar de ser intenções para serem medidas concretas que vão diretamente contribuir para a melhoria da vida das pessoas na raia Luso-Espanhola. Neste particular, destacamos o Estatuto de Trabalhador Transfronteiriço (https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/noticia?i=portugal-e-espanha-assinam-oito-novos-acordos-na-cimeira-luso-espanhola), uma medida que está escrita e divulgada desde 2016 nos meios do mPI e do Íber e que Costa e Sáchez inscreveram na ata da Cimeira da Guarda do ano passado. Este ano o Estatuto de Trabalhador Transfronteiriço vai ser operacionalizado e, sem dúvida, sabemos há muito, vai trazer enormes vantagens para as desafortunadas populações da raia Luso-Espanhola. Esta e outras medidas foram por nós enviadas para os governos de Portugal e Espanha, no caso, o governo Espanhol escreveu a agradecer, já o Português optou pelo silêncio. De qualquer forma, o que nos move é, de forma paulatina e constante, contribuir para uma maior justiça e prosperidade na vida dos Ibéricos de boa vontade, além da coesão social e territorial, as bases de uma sociedade justa e equilibrada.

Por outro lado, esta Cimeira adotou outras propostas sugeridas por outros organismos Iberistas como é o caso do Fórum Cívico Ibérico, um fórum de participação cívica que a edição digital Trapézio, (https://eltrapezio.eu/es) vem organizando para debater questões relacionadas com a cooperação Ibérica, em concreto, a criação de uma Comissão de Acompanhamento da execução das medidas inscritas nas Atas da Cimeiras Luso-Espanholas.

É ainda preciso salientar que, embora seja um tabú em Portugal, este projeto, desde 2012, já contribuiu mais para a melhoria da vida de muitos portugueses que outras organizações políticas, desde há muito, apenas e só ocupantes de cadeiras na Assembleia da Républica.
 

Por fim, só referir uma certeza nossa; se o Iberismo para o secXXI for levado a cabo, muita coisa vai mudar para melhor e para sempre na vida dos Ibéricos. O respeito, a solidariedade, a justiça, a diversidade, em suma, a prosperidade vão ser uma constante com que todos os cidadãos por inteiro, podem contar. 

 

Fonte: mPI / Íber - 28/11/21


« Voltar

 


 

Bem-vindos ao nosso site

O mPI é um movimento com vista a romper com o sistema instituído, de forma a dar início a uma nova era de esperança e prosperidade em Portugal e Espanha.

Continuar a ler »
Movimento Partido Ibérico
na Imprensa

Inquérito

Portugal e Espanha devem definir políticas comuns?




Inquéritos Anteriores »

2012 © Movimento Partido Ibérico
desenvolvido por: dbest-design