Login Espanha Portugal

se nos abraçarmos o futuro é nosso somos diferentes, mas somos irmãos gémeos portugal e espanha a uma só voz serão respeitados portugal e espanha têm riqueza comum para gerir juntos descobrimos o mundo

Actualidade


Comunicação aos Governos Ibéricos

Comunicação aos Governos Ibéricos

 

Língua Basca Euskara a Património Imaterial da Unesco e Raia Luso-Espanhola a Zona Franca e Euroregião. No âmbito da XXXII Cimeira Luso-Espanhola ocorrida no passado 28 e 29 de outubro, o mPI e o Íber, de forma coordenada, enviaram aos executivos de Espanha e Portugal mais um contributo rumo à cumplicidade Ibèrica que tantas vantagens traz aos Ibéricos de boa vontade. No caso do mPI, o dito contributo seguiu via email diretamente para o gabinete de Sr. Primeiro Ministro de Portugal; no que respeita ao Íber o mesmo contributo também seguiu por via postal para o Sr. Primeiro Ministro de Espanha, que damos conta através da seguinte ligação https://www.facebook.com/PartidoIber e que convidamos a visitar. Como é habitual, muito respeitadoramente, solicitámos aos executivos Ibéricos que diligenciem em alguns pontos que consideramos muito plausíveis e que são de extrema oportunidade. Resumo:

1)    Criação da Escola Pública Ibérica em Gestão Autárquica: Todos os cidadãos concorrentes a autarquias acima de uma determinada dimensão, lhes seja exigida formação e competência nesta área, onde a legislação nacional e europeia seja cumprida e onde se ensine de forma inequívoca a salvaguardar, sempre, o interesse público. (Ideia Original de um ex-autarca Português que colaborou neste tema como o mPI e Íber. Inserido na Primeira Atualização da Declaração de Lisboa)  

2)    Segurança na Internet: Uma questão de fundo nas nossas vidas; propomos a criação de um Conselho Ibérico para a Segurança Digital.

3)    Discriminação Positiva: Transformar a totalidade da raia Luso-Espanhola numa Euroregião única e contínua, onde todas as vantagens inerentes às atuais Eurocidades, sejam aproveitadas na totalidade desta zona desfavorecida. Paralelamente, transformar esta Euroregião numa Zona Franca por um período de tempo limitado, para que, todas as esperanças sejam alavancadas em definitivo.

4)    Questão de Justiça. Dois Ibéricos maiores que o mundo: Aristides de Sousa Mendes e Ángel Sanz Briz; instámos os governos de Portugal e Espanha a diligenciarem de forma a que, estes dois Homens e diplomatas, possam ser propostos, a título póstumo, ao Prémio Nobel da Paz.

5)    Lingua Basca: Dada a singularidade e riqueza da língua Basca, propomos que os governos da Península Ibérica levem à UNESCO o processo para o reconhecimento do Euskara como Património Imaterial da Humanidade. Para além de ser um legado Ibérico, é a prova para todos os Ibéricos que todos contam e são indispensáveis.

6)    Circuitos histórico-religiosos Ibéricos: (Santuários, Romarias e Santos Padroeiros, Castelos e Fortalezas, Rotas de Pousadas e Paradores, Gastronómicas, etc), recebam uma melhor atenção e divulgação nacional e internacional.

Acompanharemos os desenvolvimentos inerentes a estes temas, que daremos notícia assim que haja novidades.

 

Fonte: mPI / Íber - 28/11/21


« Voltar

 


 

Bem-vindos ao nosso site

O mPI é um movimento com vista a romper com o sistema instituído, de forma a dar início a uma nova era de esperança e prosperidade em Portugal e Espanha.

Continuar a ler »
Movimento Partido Ibérico
na Imprensa

Inquérito

Portugal e Espanha devem definir políticas comuns?




Inquéritos Anteriores »

2012 © Movimento Partido Ibérico
desenvolvido por: dbest-design